Como Conectar o i3geo a um Geodatabase – Banco de dados espacial SDE

     Para começar o post é muito importante saber o que é um Geodatabase. O Marcus descreveu bem o que é um Geodatabase em: http://wikimp.mp.go.gov.br/twiki/pub/EstruturaOrganica/AreaMeio/Superintendencias/SINFO/Estrategia/BibliotecaVirtual/ApresentacoesDas6as/090130_Apresenta%C3%A7%C3%A3o_sobre_o_Geodatabase.pdf .

     O projeto de hoje é o acesso a um banco de dados espacial (Geodatabase) com o i3geo.

     Para conectar o i3geo a um banco de dados espacial , é necessário ter instalado o ArcGis Desktop ou o ArcGis Server porque o plugin de conexão necessita das configurações das variáveis de ambiente do Sistema Operacional, ou seja, de uma configuração do ARCGISHOME. Preenchido esse requisito verifique as configurações das variáveis de ambiente do ArcGis, seguindo as instruções de conexões do MapServer ao SDE (Geodatabase) que está no seguinte endereço no ms4w – i3Geo: C:\ms4w\Apache\cgi-bin\ignored-libmap\sde. Abra o arquivo README-sde:

     Na pasta cgi-bin clique em ignored-libmap para abrir o arquivo de instruções:

     Abrir a pasta desejada para a conexão…

     Ao abrir o arquivo README-sde encontraremos as seguintes informações:

     No item 1 a instrução é para mover os plugins ogr_SDE.dll e o gdal_SDE.dll da pasta: C:\ms4w\gdalplugins\ignored\sde-9.3…

     e…

     Para a pasta: C:\ms4w\gdalplugins.

     O próximo passo é verificar se as variáveis de ambiente estão devidamente configuradas. Com o botão de menu para opções – geralmente o botão direito – clique no ícone Meu Computador no Windows e clique em Propriedades . O próximo passo é clicar na aba Avançado e clicar no botão Variáveis de Ambiente :


     Verificar se o “ARCGISHOME” está devidamente configurado.

     Quando o ArcGis é instalado ele configura automaticamente essa variável senão é necessário fazer uma configuração manual…

     Para garantir que todas as variáveis esteja corretamente configuradas verifique essas variáveis:

           ARCGISHOME c:\Arquivos de programas\ArcGIS\

           Path %ARCGISHOME%/java/tools/ant/bin

           PYTHONPATH C:\Arquivos de programas\ArcGIS\bin

           TEMP C:\Documents and Settings\arcgis\Configurações locais\Temp

           TMP %USERPROFILE%\Configurações locais\Temp

     Ao término das configurações o i3geo está apto a acessar a base de dados conforme a configuração adequada do arquivo mapfile do Map Server correspondente.

     Para esse post o arquivo shapefile escolhido foi o de “Áreas de Reserva do Brasil” que foi baixado de: http://www.gismaps.com.br/ambiente/ambiente.htm e o arquivo selecionado foi: Áreas de Reserva. O Banco de dados(SDE) – Geodatabase – selecionado foi o PostgreSQL . Importe o arquivo baixado para o respectivo SDE – Geodatabase ( Se necessário utilize o ArcCatalog para isso).

      Depois de tudo pronto o i3geo está apto a acessar o arquivo shapefile do Geodatabase depois de seguir as seguintes configurações do mapfile. Para isso é necessário criar uma nova camada no arquivo geral1windows que está em: C:\ms4w\Apache\htdocs\i3geo\aplicmap , seguindo os mesmos passos do post anterior : Como disponibilizar um Shapefile no i3geo :

     Nesse arquivo mapfile é configurado o “CONNECTIONTYPE” como PLUGIN porque estamos usando o plugin definido nos passos anteriores; setando as configurações necessárias para a conexão da tag “CONNECTION” então configuramos esse campo com o: NomeDaMáquina, Porto que deve ser 5151 – PostgreSQL-SDE, NomeDeUsuário, SenhaDeUsuário. A tag seguinte é a informação da localização do plugin no sistema e os dados do arquivo: se for um shapefile o exemplo demonstra como fazer e se for um arquivo raster devemos criar conforme as instruções de configuração do arquivo README-sde…

           LAYER

           TYPE RASTER

           DATA “SDE:hostname,port,database,username,password,fully.specified.tablename,RASTER”

           …

           END

      O passo seguinte é selecionar os campos necessários para mostrar na janela de informações tipo popup quando clicado no mapa na tag ITENS e na tag ITENSDESC são os apelidos que vamos dar aos campos porque convenhamos é mais fácil dar um nome como “Tipo de licença” do que “tipo_li” que é o nome original do campo. A tag “TEMA” é o nome da camada que irá aparecer automaticamente quando o aplicativo é iniciado.

      O i3geo oferece uma opção de mostrar um balão com informações do local quando clicado no mapa e para que a camada informe os dados nesse balão é necessário a inserção da tag “TIP” com os campos desejados para a disponibilização dos dados.

      A tag “NAME” é o nome usado pelo aplicativo e é recomendável a não utilização de caracteres como: cedilha, acentos gráficos, espaços etc. Finalmente a tag “COLOR” é para a definição da cor do shapefile e a tag “OUTLINECOLOR” é para a definição da borda do shapefile.

      Depois de tudo configurado é necessário a reinicialização do servidor web Apache. Em: C:\ms4w clique em:

     Em um navegador web digite: http://localhost/i3geo e se tudo estiver configurado corretamente é possível ver a seguinte tela:


     O exemplo está com o shapefile do post anterior e o atual são os polígonos de cor roxa no mapa. Selecionando na barra de ferramentas a opção de visualização dos dados pelo balão com a Camada de fundo da ESRI teremos a seguinte visualização:

     Com as janelas de informações do i3geo podemos alterar visualmente os dados do shapefile e ver as informações mais completas:

     

     Selecionando a camada de fundo do Google Map teremos a seguinte visualização:

     E no Google Earth…

     Com acesso às informações completas…

     E aos balões de informações devidamente configuradas…

     Para saber mais: http://mapserver.org/input/vector/arcsde.html   .

About these ads

4 Respostas para “Como Conectar o i3geo a um Geodatabase – Banco de dados espacial SDE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s