6 comentários em “Construindo Sua Workstation GIS e PDI (Para iniciantes)

  1. Murilo,
    vc disse qu comprou um Macbook, me tire uma dúvida:
    Como fica o funcionamento de programas de geoprocessamento e sensoriamento remoto em uma máquina dessas? O ArcGis roda? E o Spring? Quais programas você usa para trabalhar?
    Pergunto isso pq a configuração de um Macbook é boa, no entando sempre ouvimos falar que não dá suporte aos programas de geoprocessamento e que é necessário fazer uma espécie de “gambiarra” para esses programas funcionarem, o que pode comprometer o processamento dos dados.
    O que você poderia me falar a respeito disso?

    • Olá João Victor!
      É o seguinte, para usar programas que são exclusivos para a plataforma Windows você tem duas opções. Uma delas é simplesmente instalar o Windows através do boot camp e instalar os programas nele. Dessa forma você terá sempre que escolher entre usar o Windows ou Mac OS, nunca os dois ao mesmo tempo. Pra mudar de SO você sempre terá que reiniciar seu computador. A outra forma é você instalar o Windows em uma máquina virtual (Parallels Desktop por exemplo) e emular o windows dentro do Mac OS. O problema é que dessa forma você irá perder desempenho. Enfim, respondendo sua pergunta. Eu utilizo outros programas para trabalhar. Meu preferido ultimamente tem sido o Quantum GIS. Mas, você também pode optar por outro programa muito conhecido e confiável, GvSIG. Outra opção seria o uDIG. Para o trabalho com imagens de satélite, além dos plugins existentes pro Quantum GIS e GvSIG para se trabalhar com dados raster ainda existe a opção de trabalhar com programas específicos para processamento de imagens. No caso, posso lhe indicar dois o ja conhecido GRASS e o OSSIM.

      Espero ter sanado suas dúvidas. Qualquer pergunta estou a disposição.

      Abraços!

  2. Bom dia, gostaria que me ajudasse a encontrar o notebook ideal para trabalhar com geoprocessamento, visto que estou entrando na área agora. Agradeço

    • Luziane, depende muito do que você irá trabalhar. Mas, indico um Intel I5 (terceira geração) com 8 gb de ram. HD 1tb. Com essas especificações básicas você já conseguirá trabalhar confortavelmente.

  3. Olá, preciso atualizar meu not. porem quero agora trabalhar com PC. uso para geoprocessamento, autocad, arquivos de imagem, Arcgis, Kosmos, Topo evn, track maker e outros do tipo. Estava a pensar em um Dell… me sugere alguma coisa.

    • Olá, Adriana. Compre um Dell com processador i5 de última geração com 8gb de ram e 1tb de HD. Uma placa de vídeo dedicada de 512mb é interessante também, mas não é essencial. É isso ou qualquer configuração acima disso. Se puder, pegue com 16gb de ram. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s