13 comentários em “Georreferenciar Imagem Obtida no Google Earth utilizando ArcGIS

  1. Caso não haja shapes de referência, é possível georreferenciar a imagem a partir da aquisição das coordenadas UTM de pontos controle no próprio Google Earth?

    Digo isso pois, salvo engano, as imagens do Earth são referenciadas no sistema geodésico WGS-1984, sendo assim seria provável georreferenciar uma imagem sem um shape de referência, porém desconheço os meios para isso.

    • Olá Moisés. De fato as informações do Google Earth são referenciadas no sistema WGS-84. Se não possuir shapes de referência, mas possuir as coordenadas de pontos de controle, você pode proceder normalmente até o passo 3 do tutorial, no passo 4, o procedimento a ser adotado será o seguinte:

      4. Na tollbar “Georreferencing” clique no ícone de “Add Control Points” para adicionar os pontos de controle (Control Points). Clique no ponto de controle na imagem, em seguida clique com o botão direito do mouse e selecione “Input X and Y” e insira as coordenadas. Repita para os demais pontos.

      Você pode então seguir realizando os demais passos apresentados no tutorial.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

  2. Pessoalmente eu achei o procedimento meio estranho, uma vez que parece se despreocupar de conceitos cartográficos básicos, como saber com qual erro irá trabalhar (Padrão de Exatidão Carográfica), uma vez que a imagem salva é na realidade a captura da tela!

    Abs
    Alexandre Lajo

    • Olá Alexandre. Agradeço sua observação sobre o Padrão de Exatidão Cartográfica. No entanto, esse procedimento consiste na elaboração de material a ser utilizado em ocasiões que não necessitem rigor técnico, como por exemplo, ilustração ou representação de informações espacias. Esse material é útil também como suporte à trabalhos de campo, auxiliando na localização de dados, dentre outras finalidades.

      • Parabéns!! Isso é muito importante. Existem muitas pessoas utilizando erroneamente as imagens JPG do Google Earth, mas você fez um ótimo uso, e um tutorial bom para quem quer iniciar nesse tipo de trabalho.

        Quanto à PEC, ela pode ser levantada, existem alguns pesquisadores, tais como da Embrapa, INPE, que já fizeram e publicaram estes trabalhos.

  3. Olá, o post foi providencial. Estou começando a trabalhar minha dissertação e vim dar uma olhada no que o google tinha a me oferecer sobre o georeferenciamento. Encontrei seu blogger com uma ótima explicação. Parabéns.

    Para os usuários do ArcMap 10.1 o caminho é um pouco diferente.

    Custumize » Toolbar » Georeferencing.

    • Olá Jamile, obrigado pelo comentário. Em relação ao procedimento utilizando o ArcMap 10, realmente há algumas diferenças mesmo. Estamos preparando materiais para procedimentos diversos utilizando essa versão do ArcGis e os apresentaremos aqui no Blog.

  4. Olá,

    quando carrego no arc map a imagem jpg salva do google, ela fica nas bandas RBG. Como faço para que ela abre “normal” ???

    obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s