16 comentários em “Como disponibilizar um Shapefile com o MapServer no i3geo

  1. Ola!
    Muito boa explicação!Parabéns
    Mas eu não consegui fazer funcionar, gostaria de ajuda!
    Quando clico no botão apareca o seguinte erro
    msLoadMap(): Regular expression error. MS_DEFAULT_MAPFILE_PATTERN validation failed. msEvalRegex(): Regular expression error. String failed expression test.
    Alguém poderia me ajudar.
    Obrigada

    • Obrigado, Rudiane,

      A mensagem de erro é um sinal de problema que foge do padrão de inicialização do mapserver. É um alerta de algum problema que pode ser: na formatação do arquivo mapfile – algum problema de digitação ou configuração de uma tag; algum problema no shapefile; verifique o sistema de coordenadas do seu shape se é geográfica ou projetada. Nesse exemplo a coordenada utilizada foi a geográfica South America.

    • Tem um outro problema que é a configuração correta da página .html a ser chamada porque as tags que referenciam o arquivo temporário .tmp – os dois mapa_web – devem estar corretamente configurados conforme o exemplo…

  2. Olá Marcelo.
    Primeiramente gostaria de agradecer pela iniciativa de nos ensinar a utilizar essa ferramenta tão útil que é o i3geo. Obrigado.
    Contudo, apesar da excelente explicação, não consegui disponibilizar o shapefile.
    Aparece a seguinte mensagem de erro:

    loadWeb(): Unknown identifier. Parsing error near (imagepath):(line 1)

    Será algum erro no arquivo que criei?
    Já revisei inúmeras vezes e não encontro discrepância com o arquivo do exemplo.

    Aguardo sua resposta. Obrigado.

    • Olá Levi, o post referido é para o aprendizado do arquivo com a extensão .map que é o mapfile usado para configurar as imagens no i3geo. O exemplo usa a interface do mapserver para disponibilizar a imagem. Conforme a mensagem, está havendo um pequeno problema no “path” – endereço- da imagem porque o mapserver usa um diretório temporário para armazenar a imagem que será enviada no navegador. Não sei qual é o sistema operacional que você está usando mas se você observar o arquivo Ola.map você verá as configurações do mapfile e o “IMAGEPATH” e o “IMAGEURL” deverão estar configurados corretamente para que o MapServer salve a imagem temporária e consiga encontrá-la para disponibilizar no navegador conforme o sistema operacional. Se continuar o problema estou à disposição…

      • Olá Marcelo.
        Consegui inserir o shape.
        Sei que o tópico não é sobre isso, mas gostaria de saber como faço para adicionar permanentemente o shape na minha árvore de temas. O senhor teria algum post a respeito?
        Mais uma vez, muito obrigado pela atenção.

      • Olá Levi,
        Para você adicionar permanentemente o shapefile na árvore de temas do i3geo basta você editar o arquivo .map conforme o post seguinte que é ‘Como disponibilizar um Shapefile no i3geo – parte 1’. Quando você insere os dados do seu shape no arquivo .map ele automaticamente fica na árvore de temas do i3geo até que você apague manualmente do arquivo geral1windows.map – se você estiver usando o Windows. Abraço,

  3. Pingback: Gráficos no i3geo | GeoBrainstorms

  4. Olá Marcelo,
    Iniciei o aprendizado com o i3geo e me deparei com o seguinte problema ao anexar o shapefile no programa: Erro ao enviar o arquivo. Talvez o tamanho do arquivo seja maior que o permitido?

  5. Olá Marcelo

    Estou com o mesmo problema que foi relatado pelo Levi D`Araújo, com a mesma msg, olhei sua explicação: “configurações do mapfile e o “IMAGEPATH” e o “IMAGEURL” “, e os caminhos estão aparentemente certos, o Levi disse que resolveu mas não disse como, se vc puder me ajudar, utilizo Windows, sou estudante de TI, temos uma disciplina de BD Geográficos e preciso muito entender como funciona para poder progredir em meu curso. Muito obrigado
    Luciano

    • Olá Luciano, como você já leu os comentários no post então o seu interesse não é simplesmente inserir um shapefile e sim entender o funcionamento do MapServer. Em primeiro lugar eu gostaria de saber que tipo de mensagem aparece quando ele não consegue abrir o shapefile. Eu tive problemas também com o MapServer e escrevi uma solução na época: https://geobrainstorms.wordpress.com/2011/02/20/configurando-o-servidor-de-mapas-mapserver-no-windows/ Se não achar uma resposta nesta matéria envie-me por favor a mensagem do erro para que possamos estudar melhor o seu caso. Bom dia,

      • Marcelo, obrigado pela rápida resposta, a msg de erro é: loadWeb(): Unknown identifier. Parsing error near (imagepath):(line 1), e quanto a este tutorial q vc mencionou, eu já tinha seguido ele antes e está aparentemente tudo certinho. Na verdade o q eu gostaria é de criar uma interface html para o usuário fazer consultas, por isso estou começando por aqui.
        Muito obrigado.

      • Olá Luciano, o erro que você postou tem evidência de ser erro relacionado ao não reconhecimento do caminho da imagem. Vamos analisar por partes: 1- No MapFile os caminhos (paths) dos arquivos são informados com discriminações completas e incompletas. Quando fazemos uma discriminação completa informamos exatamente o caminho do arquivo no Sistema Operacional. Neste caso no Windows é preciso usar a contrabarra para discriminar o caminho completo ( C:\ms4w\Apache\htdocs\teste.html ). Quando a discriminação é “incompleta”, os arquivos estão dentro do aplicativo e a aplicação irá procurar o arquivo dentro da pasta descompactada ms4w. Neste caso o caminho é informado com uma barra (/) mesmo no Windows por exemplo ( /tmp/ms_tmp/ ). 2- Como toda a aplicação os nomes devem ser bem definidos e os arquivos temporários das imagens devem ser exatamente com estes nomes ( /ms/tmp/ ) porque está definido no arquivo httpd.conf na pasta conf . No caso de alteração do nome ou do local de armazenamento temporário das imagens o arquivo de configuração deverá ser alterado. 3- O arquivo .html que irá chamar o aplicativo também segue o mesmo padrão e por favor siga algumas dicas do arquivo .html da imagem i48 de: https://geobrainstorms.files.wordpress.com/2011/06/i48.jpg tem umas dicas específicas para o MapFile. Estas dicas são para o MapFile do MapServer no caso de não resolver o seu problema podemos tentar por um outro caminho. Bom Dia,

  6. Olá Marcelo.
    Estou com o mesmo problema do Luciano e do Levi.
    Uso windows, e digitei tudo conforme indicado na criação dos arquivos .map e .html.
    Já chequei o arquivo httpd.conf e está tudo conforme suas explicações anteriores sobre o erro: loadWeb(): Unknown identifier. Parsing error near (imagepath):(line 1)

    Mas o mesmo continua a aparecer. Como já faz tempo, gostaria de saber se você tem outras soluções.
    Grata

    • Olá Sylvia! O problema que você está passando e que o Luciano e o Levi comentaram pode ser o tipo de formato da imagem que você está usando. O GDAL possui os drivers específicos para cada formato de saída da imagem e você precisa especificá-lo no mapfile conforme o exemplo da documentação do mapserver em: http://mapserver.org/mapfile/outputformat.html . Essa solução é só para formatos raster. Caso você esteja usando um vetor como um shapefile ou gml é preciso especificar o tipo de vetor como polígono, poliline ou pontos, conforme a documentação do mapserver em: http://mapserver.org/input/vector/index.html . Você irá encontrar os diversos tipos de vetores e como especificá-los corretamente no arquivo mapfile. Obrigado pela sua participação e caso não seja esta a solução, escreva-me por favor o tipo de arquivo que você está usando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s