19 comentários em “Como Adicionar uma Camada de Mapa no GeoServer

  1. Pingback: Camada WMS do GeoServer no Open Layer |

  2. Pingback: Agrupamento de Camadas de Mapas no GeoServer | GeoBrainstorms

  3. Pingback: Integração de Servidores de Mapa com gvSIG | GeoBrainStorms

  4. Ainda não experimentei uma vez que sou um autêntico leigo na matéria, mas gosto da exposição apresentada!

  5. Segui todo o passo a passo mas no final de tudo ao tentar apresentar o mapa no navegador com o geoserver apareceu uma exceção que não encontrei em nenhum lugar como resolver:

    java.lang.RuntimeException: java.lang.NullPointerException: Unable to transform referenced envelope, crs has not yet been provided.
    java.lang.NullPointerException: Unable to transform referenced envelope, crs has not yet been provided.
    Unable to transform referenced envelope, crs has not yet been provided.

    Marcelo se puder me dar uma dica de que passo eu fiz errado ficaria muito grato!

    • Olá Amaral,
      O Java tem muitos mistérios e muitas vezes não temos exatamente uma resposta definida a não ser buscando pela solução e muitas vezes até pela tentativa. Pela mensagem eu penso o servidor não conseguiu fazer a conversão dos dados do mapa. Nesse caso é preciso ver qual é o tipo de mapa que você está usando, qual é a extensão, tipos de coordenadas etc. Se você puder enviar os detalhes para mim poderei dar uma resposta mais concreta. Aconselho você verificar estes dados e deixar preferencialmente, num primeiro momento, em uma configuração básica e padrão que seja facilmente reconhecida pelo servidor, por exemplo se for um arquivo shape, em qual ferramenta foi feita. Se foi com o ArcGIS, Quantum GIS ou outro porque isso pode influenciar muito no servidor. Se for um arquivo raster é preciso verificar também qual é a extensão que você está usando porque isso influencia bastante e podemos dar um exemplo disso é o servidor MapServer que conforme o tipo de imagem é preciso uma configuração diferente no arquivo .map e dependendo da imagem fica muito difícil a visualização no servidor. Agradeço pela participação,

  6. Boa tarde,
    Fiz todo esse procedimento e funcionou direitinho.
    Quando tento publicar um wms com rótulos (label), só aparece a figura.
    O que pode ser?

    • Olá Daniela!
      Conforme respondi o problema anterior, o Mapfile é um arquivo que deve ser configurado sempre conforme as imagens: seus drivers, coordenadas geográficas, tipo de imagem e o label também. O label deve ser configurado conforme o campo selecionado da tabela, ou seja, a coluna da tabela a ser visualizada no label. Depois de selecionado e configurado no mapfile o próximo passo é definir os atributos dela como: a cor, o tipo, a fonte, o tamanho, a posição, o estilo etc. A documentação do MapServer aborda muito bem a configuração do label no mapfile:
      http://mapserver.org/tutorial/example1-4-map.html#example1-4-map
      http://mapserver.org/mapfile/label.html
      Obrigado pela sua participação!

  7. Bom dia,
    Há umas semanas estou trabalhando com geoserver e há um mês e meio com postgis.
    Gostaria de saber se é possível inserir um raster do banco no geoserver pra ser publicado?
    Se vc´s puderem me ajudar, eu agradeço muito.

    • Boa tarde Clayton,
      É possível sim a inserção de raster no Geoserver do arquivo ou do Postgis. A informação do acesso ao banco é na hora da publicação. Só me passe as informações a respeito do seu arquivo raster se é jpeg, bmp, png, geotiff etc.

  8. Entrei em contato há algumas semanas com vcs.Estou vendo agora a resposta do Marcelo.Caro Marcelo,Sobre o meu problema, é na hora de fazer a conexão jdbc.Carrego as imagens no post, via raster2psql.Porem, na hora de conectar meu banco via o plugin imagemosaic jdbc, não tenho sucesso.Já fiz várias tentativas.O erro que estou cometendo esta relacionado aos arquivos .inc e xml, relacionados a configuração de leitura da conexão jdbc com o post.Se vc poder me ajudar, sobre como fazer esta conexão eu agradeço.As imagens são geotif, com 130mb cada.Até mais,
    Clayton
    Após acabar este trabalho, Irei divulgar os métodos.

    • Entrei em contato há algumas semanas com vcs.Estou vendo agora a resposta do Marcelo.Caro Marcelo,Sobre o meu problema, é na hora de fazer a conexão jdbc.Carrego as imagens no post, via raster2psql.Porem, na hora de conectar meu banco via o plugin imagemosaic jdbc, não tenho sucesso.Já fiz várias tentativas.O erro que estou cometendo esta relacionado aos arquivos .inc e xml, relacionados a configuração de leitura da conexão jdbc com o post.Se vc poder me ajudar, sobre como fazer esta conexão eu agradeço.As imagens são geotif, com 130mb cada.Até mais,
      Clayton
      Após acabar este trabalho, Irei divulgar os métodos.

  9. Boa tarde!
    Estou iniciando com o Geoserver e não consegui compreender quem adiciona as imagens?
    Existe algum banco de imagens do Geoserver ou externo?
    Estou pegando um projeto já iniciado e preciso entender isso.
    Aguardo.

    • Olá Simone,
      Conforme o post há diversas maneiras de adicionar as imagens no GeoServer: diretamente de um shapefile, nesse caso o arquivo deve estar em algum diretório no computador ou no servidor (no exemplo o arquivo está dentro de um diretório no próprio arquivo do Geoserver no servidor), através de acesso a uma base de dados (nesse caso é preciso configurar o servidor para que o serviço acesse a base de dados) ou através das outras opções oferecidas na hora de criação do serviço. Espero ter te ajudado.

  10. Após o download do Geoserver 2.10, quando tento entrar na pagina Geoserver web admin, dá um erro ERROR 503. Saberia me explicar o que seria isto? porque acontece?

    • Olá Nicole,
      Após o download do GeoServer e o seu devido descompactamento, ou instalação, é preciso iniciar o serviço porque trata-se de um servidor web. Se você baixou uma versão zipada de desenvolvedor é preciso iniciar o serviço entrando na pasta do GeoServer e depois em bin. Caso a sua versão seja para Windows inicialize clicando no arquivo startup.bat (arquivo em lotes do MSDOS) ou caso a sua versão seja para unix/LINUX clique em startup.sh. Em seguida você poderá acessar a página WebAdmin. Caso você já tenha feito esses passos há muitas possibilidades de dar a mensagem ERROR 503, como por exemplo, a versão do Java instalado na sua máquina, é preciso verificar também se você tem um servidor web como o Apache TOMCAT que pode estar usando a mesma porta do servidor GeoServer porque ambos usam a porta 8080 entre outros possíveis problemas. Vamos começar com essas primeiras dicas e caso o problema continue, podemos tentar outros procedimentos. Obrigado,

Deixe uma resposta

