9 comentários em “Mapas SVG com JQVMAP – JQuery

  1. Olá Marcelo,
    Li seu tutorial e também o da Gabigeo (“Mapa SVG com JQVMAP – Passo a Passo”) e estão sendo muito úteis no aprendizado de apresentação de mapas SVG em páginas WEB sem servidores de mapas (offline). No entanto gostaria de saber como as coordenadas dos mapas exportados pelo QuantumGIS/SimpleSVG (aparentemente cartesianas) podem ser convertidas para coordenadas geográficas (latitude e longitude)?
    Obrigado antecipadamente.

    • Olá João José Signorelli , fico feliz quando recebo um feedback dos posts e mais ainda quando estes são úteis. Quanto à sua pergunta como o SimpleSVG converte as coordenadas eu não sei como responder porque trata-se de um plugin do Quantum GIS. Eu já fiz um pequeno sistema em java onde os azimutes são convertidos em coordenadas geográficas. Neste caso usei uma pequena fórmula onde os graus, minutos e segundos foram convertidos em coordenadas geográficas (latitude e longitude) gerando um arquivo .kml e abrindo os dados do azimute no Google Earth. Obrigado pelo seu feedback,

      • Agradeço a presteza da resposta. Sou novo nessa tecnologia (georreferenciamento offline com SVG) e estou aprendendo muito neste blog. Então você já fez algo parecido tendo como fonte o arquivo SVG gerado pelo SimpleSVG!!! Poderia me explicar um pouco melhor como seria essa “fórmula”? Tenho tentado aplicar uma regra pegando três pontos P(x,y) no SVG com coordenadas P(lat,long) obtidas no Google Maps e depois calculo as relações entre os pontos obtendo os “números mágicos” que deveriam funcionar para todo o mapa. Não sei se consegui me explicar corretamente!!! O problema é que a precisão não é muito boa e dependendo do ponto há um distanciamento relativo que não consigo corrigir. Acredito que Isso possa ter algo a haver com os diferentes modelos matemáticos de planificação (datum). Estou certo?
        Obrigado novamente.

      • Olá João J Signorelli, quando fiz o meu sistema eu não usei um arquivo .SVG como fonte e sim dados coletados do local (azimutes) em graus, minutos e segundos. Esses dados foram inseridos na fórmula gerando as coordenadas geográficas latitudes e longitudes. Esse é um bom tema para um novo post pois poderei explicar melhor a conversão e como foi possível a sua visualização automática no Google Earth. Mas em breve enviarei o método que usei e a fórmula pelo seu email. Boa noite e agradeço a sua participação,

      • A conversão que fiz foi primeiramente obter as coordenadas na projeção UTM – Universal Transversal Mercator iniciais os eixos cartesianos N – norte e E – Leste de um memorial descritivo. Em seguida os azimutes definidos em graus variando de 0 grau a 360 graus de acordo com a quantidade de vértices do polígono. O traçado do azimute é em graus, minutos, segundos e a distância de cada direção.

        Em java eu usei as seguintes fórmulas:

        res = grau + min/60 + sec/3600 ;
        rad = res * Math.PI/180;

        x = dadosPontosLeste + Math.sin(rad)*d;
        y = dadosPontosNorte + Math.cos(rad)*d;

        Essa foi a transformação dos dados cartesianos para as coordenadas geográficas. Espero ter ajudado, boa tarde,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s