24 comentários em “Delimitação de Polígonos no Google Maps API

  1. Muito bom o tutorial! O QGIS ajuda demais em transformar os vetores em um formato “web”. Não sei bem o termo que se dá a isso.

  2. Oi Bruna!
    Estou desenvolvendo um sistema que gera polígonos no googlemaps.
    O processo de criação foi bem semelhante ao seu, sendo que uso banco de dados mysql com as coordenadas.
    Quando vou gerar o código javascript com as coordenadas a aplicação fica muito lenta de acordo com a quantidade no momento de instanciar a classe google.maps.LatLng.
    Você por acaso tem alguma dica para melhorar a performance?

    Desde já muito obrigado!

    • Oi Joaquim!

      Também estou procurando rs, mas acredito que pode-se criar índices nas tabelas para melhorar a performance. Entretanto, existe um site americano http://www.crimemapping.com/ que mostra o local de crimes com as respectivas informações sobre o caso que também demora um pouco para gerar os dados. Aí fico achando que realmente é normal o programa ter um “delay”.
      p.s. Visitei seu site e fiquei muito surpreendida com seu trabalho, parabéns!!! É super interessante!!!!

      • Oi Bruna, obrigado pela pronta resposta assim como pelo elogio.
        Na verdade estou reescrevendo este sistema a fim de aumentar suas possibilidades, o sistema atual gera os polígonos de acordo com os setores censitários do IBGE, o novo sistema que ainda não está no ar, haverá previsão pra gerar polígonos de qualquer área através de agregação dos setores, o que fez com que a tabela de coordenadas aumentasse absurdamente.
        A tabela está toda indexada e mesmo assim persiste o problema de desempenho. Para gerar os 92 polígonos correspondentes aos municípios do estado do Rio de Janeiro, o sistema demora cerca de 4 minutos.
        Continuo fazendo testes com as querys, que são bem simples inclusive, mas o desempenho continua péssimo!
        Um teste que fiz aqui e que melhorou muito o desempenho foi importar um arquivo txt com as coordenadas, gerou 14 polígonos em cerca 2 segundos.
        Farei mais alguns testes hoje relacionados à performance do banco e se continuar lento, a solução será criar um script para montar os arquivos txt automaticamente.
        Obrigado e até mais.

  3. Olá Bruna
    Parabéns pelo artigo.
    Fiquei apenas com uma dúvida.
    Como você faz para obter as coordenadas geográficas dos estados.
    Eu gostaria das coordenadas do Brasil todo, como posso conseguir isso?

    Obrigado

  4. Pingback: Visualização de Imagens no Google Maps | GeoBrainstorms

  5. Pessoal, muito bom este Post, mas gostaria de saber se existe a possibilidade ou se possui algum exemplo de como saber se um determinado endereço está dentro ou fora da área do polígono?

    • Oi Ricardo, oi Bruna, tudo bem com vocês?
      Então, eu nunca precisei trabalhar com endereços, mas podemos pensar em alguma solução, na minha coleção de exemplos, tenho um que possa ajudar a pensar, (https://google-developers.appspot.com/maps/articles/mvcfun/twittersearch?hl=pt-BR).
      Este exemplo resgata um endereço de um determinado ponto, uma coordenada x/y, agora se pensarmos num polígono, que já é formado por algumas coordenadas, além de possuir inúmeras coordenadas no seu interior a coisa complica um pouco.
      Sinceramente não acredito que você conseguira de cara um script que te retorne todos os endereços, eu começaria pesquisando algo pra me retornar todas as coordenadas que estão dentro do polígono e depois, tendo como base o exemplo que te passei, buscar os endereços.

      • Joaquim, vc já ouviu falar na API chamada Openlayers? É uma API javascript que segue os padrões da OGC e com isso vc ganha em interoperabilidade das informações geoespaciais entre outras coisas. Acho que já tem um post da Fernanda Martins aqui mesmo nesse blog que le um geojson a partir do openlayers. Aconselho tb a ler sobre banco de dados geograficos como por exemplo o PostGIS. Com ele vc tem inúmeras funções espaciais pré implementadas para poder usar. Abraço…

        PS: Passei pelo blog por acaso, é sempre bom saber que os profissionais de geotecnologias estão crescendo cada vez mais. Parabéns a todos pela iniciativa.

      • Obrigado pela dica Gledson vou dar uma lida no material que você indicou.
        Eu já li um pouco sobre o PostGis, nós optamos por utilizar o googlemaps por uma questão de custo.

  6. Pingback: 10 Excelentes Blogs Brasileiros sobre Geoprocessamento | Anderson Medeiros

  7. Pingback: KML no MapQuest | GeoBrainstorms

  8. Oi Bruna! Tudo bem?
    Estive fazendo umas alterações no sistema de mapas e por acaso me lembrei de um dos posts daqui.
    Embora não seja exatamente o que tenha sido perguntado, mas eu precisei de um script que fosse capaz de informar se uma determinada coordenada estava dentro de um polígono, aqui no caso o Ricardo queria saber o endereço… (Esse detalhe que eu não lembrava bem…)
    Enfim, de qualquer forma, posso disponibilizar o script.

    • Ola, eu tenho os poligonos de todos as cidades brasileiras só que no arquivo que possuo não tenho a cidade vinculada. Ex: a que cidade pertence um poligono. Tenho a localização das cidades. Alguem possui um scrip que eu poderia ler a localização da cidade e achar o poligono correspondente, ou ler o poligono e ver q cidade se ocaliza dentro dele ? abraço

      • Olá Jandir, fiz um exemplo parecido com o seu problema e usei somente os exemplos de javascript do próprio Google Maps API. Como você já possui os polígonos, é preciso então achar as coordenadas geográficas (lat/long) de cada cidade. Eu fiz manualmente, uma por uma com o próprio buscador da API, e inseri no próprio código da página com o seu respectivo ícone marcador de maneira que ao buscar o nome da cidade no próprio buscador ele irá indicar a cidade, o seu polígono, que foi inserido na própria codificação da API e qualquer outra informação inserida para serem exibidas em uma aplicação. Obrigado pela sua participação. Abraço,

  9. Pingback: Shapefile no Elasticsearch | GeoBrainStorms

  10. OLÁ, peço ajuda , sou muito leiga no assunto geoprocessamento,tenho utilizado o satscan e o google earth em uma pesquisa para apresentação de cluster endêmicos para Dengue, estou na tentativa de mudar o desenho do trabalho para regiões específicas , bairros dentro de municípios, tenho as coordenadas geográficas dos casos, mas não sei como poderia delimitar um bairro com suas coordenadas geográficas e as que estão dentro dessa área específica , para separar as coordenadas que possuo por bairros e assim formas cluster mais específicos.Ficarei muito grata se
    alguém puder me ajudar , me indicando algum programa.
    Att. ELIS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s